top of page

Tecnologia de ponta agrega valor ao monitoramento das condições de cargas refrigeradas

Atualizado: 11 de jan. de 2023

O despachante aduaneiro é o profissional designado, pelo importador ou exportador, para se encarregar dos trâmites direcionados à Alfândega. Uma das suas responsabilidades é a de reunir e preencher toda a documentação exigida, controlar procedimentos, escolha e contratação do meio de transporte, prazos e muito mais.

Especialmente no caso de cargas sensíveis e de alto valor, é muito importante que o despachante ou corretor aduaneiro tenha a seu favor instrumentos confiáveis para o acompanhamento das condições das cargas refrigeradas. E essa tecnologia de ponta já está disponível no Brasil.



“O ReefWatch permite que o profissional realize de forma confiável ou ofereça o serviço de acompanhamento das condições dessas cargas, seja de porta a porta ou apenas enquanto no terminal de carga. Em um setor competitivo, perder uma carga, não traz apenas o prejuízo material, mas também pode se transformar na perda de reputação junto ao mercado, problemas de relacionamento com o cliente ou até mesmo a perda do contrato”, explica Marco Vetorri, CEO da Quadrar.


Tecnologia IoT para monitoramento de contêiners com controle de climatização da carga – os reefers -, o ReefWatch é uma solução inteligente desenvolvida pela Quadrar para o monitoramento da temperatura e estado de refrigeração dos produtos de forma remota, inclusive com rastreio da carga durante todo o trajeto.


“Com ele, problemas ou imprevistos que ocorram durante a refrigeração dos produtos podem ser identificados em tempo hábil para preservação da carga, de forma muito mais eficiente que os métodos manuais. A oferta desse tipo de serviço mais sofisticado é um grande diferencial para o despachante”, afirma Marco. “Especialmente no caso de produtos delicados, como fármacos e refrigerados em geral”, detalha.


A solução é Plug-&-Play, sendo possível fazer a instalação e desinstalação em qualquer container refrigerado em poucos segundos, bastando conectar o aparelho ao reefer. O serviço pode ser prestado no terminal como um todo ou pontualmente, onde e quando necessário.


A cada hora o ReefWatch faz a leitura das variáveis de refrigeração e alarmes, com comunicação imediata no caso de falta de energia ou desconexão do ReefWatch no container.


A Plataforma ReefView, para visualização dos dados capturados pelos ReefWatch, pode ser facilmente integrada com os sistemas de gestão em uso na empresa.

Com o ReefWatch, toda a cadeia de transporte de produtos sensíveis é beneficiada. Para corretores e despachantes aduaneiros, proporciona o oferecimento de um serviço de suma importância especialmente para pequenos importadores os quais não contam com recursos para investir em tecnologias de monitoramento próprias.


48 visualizações0 comentário
bottom of page