top of page

Solução permite a auditoria do processo de conservação de cargas sensíveis

No Brasil, nenhuma seguradora de cargas sensíveis à temperatura oferece a cobertura para a variação de temperatura durante o transporte. A Susep (Superintendência dos Seguros Privados), nas condições gerais do seguro de transportes padronizadas indica que diante de qualquer oscilação de temperatura no interior de um contêiner reefer não há cobertura pelo seguro. Porém, já há tecnologia disponível no Brasil para auxiliar as seguradoras na auditoria do processo de conservação das chamadas cargas sensíveis.



O reefer é um contêiner com controle de climatização da carga, usado principalmente no transporte de produtos especiais que precisam de uma temperatura, umidade e atmosfera controlada para a conservação da qualidade e integridade das mercadorias. São os casos de algumas cargas do segmento farmacêutico e de alimentos, por exemplo. Esses contêiners refrigerados possuem controle próprio de refrigeração. O sistema que capta e armazena os dados da temperatura durante o transporte é um dispositivo importante para o acompanhamento dos interessados durante a viagem, mas para finalidades de seguro não pode ser utilizado como argumento para a cobrança de prejuízos por deterioração ou perdas de mercadorias.


Solução inteligente desenvolvida pela Quadrar Tecnologia, o ReefWatch é uma nova tecnologia de IoT para monitoramento dos reefers, que garante o monitoramento da temperatura e demais dados de refrigeração dos produtos de forma remota e com rastreio da carga durante todo o trajeto. Com ele, problemas ou imprevistos que ocorram durante a refrigeração dos produtos podem ser identificados em tempo hábil para preservação da carga, de forma muito mais eficiente que os métodos manuais atualmente empregados. Ainda, o acesso ao histórico de refrigeração da carga proporciona perfeitas condições para a gestão de riscos das seguradoras que atuam no setor, permitindo até mesmo a criação de coberturas e ofertas mais atraentes.


A Quadrar é uma design house focada em projetos inovadores na área de eletrônica embarcada, IoT e comunicação de dados. o ReefWatch utiliza a rede 4G LTE LP - o segmento de baixo consumo da rede 4G focado em IoT, entregando um equipamento de alto desempenho e baixa complexidade.


Com a solução Plug-&-Play é possível fazer a instalação e desinstalação em qualquer container refrigerado em poucos segundos, bastando conectar o aparelho ao reefer. Imediatamente o pode-se a realizar a leitura de todos os dados necessários para a gestão dos reefers, sem a necessidade de infraestrutura especializada para esse fim, pois o ReefWatch se comunica através da rede celular.

A cada hora o ReefWatch faz a leitura das variáveis de refrigeração e alarmes, com alarme imediato no caso de falta de energia ou desconexão do container. Dessa forma, o sistema ReefWatch reduz substancialmente a necessidade de mão de obra para realizar manualmente essas leituras e atualização de sistemas. ReefView, plataforma para visualização e disponibilização dos dados capturados pelos ReefWatch, pode ser facilmente integrada com os sistemas de gestão em operação nos terminais portuários.

Além de auxiliar na auditoria das seguradoras de cargas sensíveis, a nova tecnologia beneficia toda a cadeia de transporte de produtos sensíveis, oferecendo benefícios para os terminais portuários, embarcadores de cargas delicadas, corretores, despachantes aduaneiros e fornecedores de sistemas.



40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page