top of page

Novas tecnologias para o transporte de cargas sensíveis

Atualizado: 14 de out. de 2022

O transporte de cargas refrigeradas ganhou espaço nos debates públicos desde o começo da pandemia de Covid-19 devido à grande importância de movimentar e armazenar produtos farmacêuticos de diferentes fabricantes e com necessidades e temperaturas específicas de armazenamento como as vacinas. Qualquer falha no processo de transporte ou armazenamento desses produtos poderia comprometer sua eficácia e inutilizar a mercadoria. Por isso, o transporte refrigerado, mercado que envolve a operação de terminais portuários, embarcadores, além de despachantes aduaneiros e seguradoras, dada sua importância, apesar do impacto da pandemia, se recuperou muito rapidamente e retomou o ritmo de crescimento que já vinha tendo nos anos anteriores. A preservação de cargas sensíveis durante o transporte como produtos farmacêuticos, alimentícios, carnes e congelados é determinante para a valorização desses produtos em seus respectivos mercados. Por isso, as tecnologias que agregam valor ao processo, otimizando custos, reduzindo de perdas e melhorando o controle do estado de conservação das mercadorias tornaram-se prioridade na modernização do transporte de cargas sensíveis: economia e segurança para o produtor garantia de qualidade para o consumidor final.


Monitoramento remoto para containers refrigerados

Já está disponível no Brasil uma nova tecnologia de IoT para monitoramento de container refrigerados, os Reefers, que garante controle da temperatura e estado de refrigeração dos produtos de forma remota e com rastreio da carga durante todo o trajeto. Assim, quaisquer problemas e imprevistos que ocorram durante a refrigeração dos produtos podem ser identificados em tempo hábil para preservação da carga, de forma muito mais eficiente que os métodos manuais atualmente empregados. Ainda, o acesso ao histórico de refrigeração da carga proporciona perfeitas condições para a gestão de riscos das seguradoras que atuam no setor, permitindo assim coberturas e ofertas mais atraentes.


Solução para a gestão de terminais portuários e embarcadores

O ReefWatch, solução inteligente desenvolvida pela Quadrar Tecnologia, empresa especializada em inovação na área de eletrônica, com a solução Plug-&-Play que permite a instalação e desinstalação em qualquer container refrigerado em poucos segundos, bastando conectar o aparelho ao Reefer. Imediatamente o terminal passa a realizar a leitura de todos os dados necessários para a gestão dos reefers, sem a necessidade de infraestrutura especializada para esse fim, pois o ReefWatch se comunica através da rede celular.


A cada hora o ReefWatch faz a leitura das variáveis de refrigeração e alarmes, com alarme imediato no caso de falta de energia ou desconexão do container. Dessa forma, o sistema ReefWatch reduz substancialmente a necessidade de mão de obra para realizar manualmente essas leituras e atualização de sistemas. ReefView, para visualização dos dados capturados pelos ReefWatch, pode ser facilmente integrada com os sistemas de gestão em operação nos terminais portuários.

A automação da leitura dos containers refrigerados possibilita ainda o maior empilhamento de containers, proporcionando aumento na capacidade de armazenamento nos terminais durante os picos de demanda. O monitoramento automático e preciso de 24h possibilita a diminuição de custos e riscos e ainda permite oferecer aos clientes um serviço de acompanhamento de sua carga sem igual, melhorando assim a competitividade do terminal. Em entrevista com o CEO da Quadrar, Marco Vettori, declara:


“A Quadrar sempre foi uma design house focada em projetos inovadores na área de eletrônica embarcada, IoT e comunicação de dados. Quando percebemos que nessa área de containers refrigerados há muita pouca oferta de equipamentos de IoT, ficamos animados com as novas possibilidades oferecidas pela rede 4G LTE LP, isso é, o segmento de baixo consumo da rede 4G focado em IoT. Isso abriu o caminho para um equipamento de alto desempenho e baixa complexidade de uso, isso é, algo verdadeiramente plug&play focado nesse mercado, ainda pouco atendido”.
Marco Vettori, CEO da Quadrar
Marco Vettori, CEO da Quadrar

Essa nova tecnologia beneficia toda a cadeia de transporte de produtos sensíveis. Para os terminais portuários além de agregar valor para os clientes que passam a ter mais segurança na preservação de sua carga, garante a automação de um trabalho essencial que, sem essa tecnologia, requer pessoal capacitado, mas limitado pelas dificuldades de operação da função.


Para os embarcadores de cargas delicadas, oferece acesso aos dados de refrigeração com muito mais segurança e precisão do que o obtido por processos manuais, podendo eventualmente oferecer ao seu cliente final um certificado de refrigeração obtido diretamente através da plataforma ReefView. Para as seguradoras de cargas sensíveis, oferece a possibilidade de auditoria do processo de conservação. Para corretores e despachantes aduaneiros, proporciona o oferecimento de um serviço de suma importância especialmente para pequenos importadores os quais não contam com recursos para investir em tecnologias de monitoramento próprias. Aos fornecedores de sistemas, possibilita facilmente a integração com outros sistemas agregando valor e aumentando a gama de serviços oferecidos.

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page